segunda-feira, junho 01, 2020

Educação socioemocional é trabalhada em palestras nas escolas do município de Riqueza

Inteligência Educacional

 A Secretaria de Educação do município de Riqueza realizou na última segunda-feira, dia 26, o 1º Encontro da Família, proposto pelo Programa Escola da Inteligência. Palestras foram realizadas no Centro Educacional Nedyr Spezzatto, em Linha Cambucica, e também no Centro Educacional Izabel Bassani, na cidade.

   De acordo com a Secretária de Educação de Riqueza, Elení Endrigo, os trabalhos foram coordenados pela pedagoga Samara Morais, especialista em Políticas Públicas e consultora da Escola da inteligência. As primeiras atividades foram realizadas somente com os professores, momento em que foram abordados assuntos relacionados ao trabalho que está sendo realizado nas escolas.

   No encontro da cidade, o evento foi realizado durante a noite e iniciou com apresentações culturais. Em seguida, houve pronunciamento do Prefeito, Renaldo Mueller, e da Secretária de Educação. Na sequência, Samara iniciou sua palestra, abordando as maneiras de trabalhar o socioemocional dos filhos, para que se tornem pessoas melhores no presente e também no futuro.

   O tema foi trabalhado através de sete eixos: bons pais dão presentes, pais brilhantes dão o seu próprio ser; bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade; bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar; bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para o fracasso; bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos; bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias; e bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem.

   Para a mãe e empresária Caroline Valduga, uma das participantes da palestra, o evento foi muito interessante e pode proporcionar benefícios para toda a sociedade: “É difícil uma palestra chamar minha atenção, mas esta eu achei muito interessante. É muito válido para nosso município, porque mesmo sendo uma cidade pequena, já está começando a ter alguns pequenos problemas, tanto nas escolas quanto nas ruas. Então vai ajudar muito, tanto no desenvolvimento psicológico, como na vida”.

   Para a Secretária Elení, o evento foi um grande sucesso: “fico muito feliz ao ver um assunto tão importante sendo abordado. O programa Escola da Inteligência iniciou em julho, com capacitações, e neste mês de agosto está sendo executado em nossas escolas. Estamos aprendendo sobre o porquê de muitas coisas. Os alunos entendem melhor suas emoções, frustrações e conquistas, por exemplo”.

   Escola da Inteligência

   A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, médico, pesquisador e escritor com livros publicados em mais de 70 países. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

   A metodologia da Escola da Inteligência promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

Matéria feito por Andrieli Severo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *