Escolas comunitárias recebem kits de livros infantis

Notícias e Reportagens

Foi uma manhã de alegria para as crianças da Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Esperança Cordeiro, do bairro Sarandi. A expectativa e a ansiedade foram substituídas por uma explosão de felicidade assim que as caixas contendo 50 kits com livros infantis foram abertas diante dos olhos atentos da criançada. Trata-se do projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a Escola da Inteligência, cujo objetivo é desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. “Esses livros significam conhecimento, troca de experiências”, resume a diretora, Elma Stregue.

Um total de 28 instituições de ensino (27 comunitárias e uma municipal, todas de educação infantil) receberá os kits este ano. A Ecei Esperança Cordeiro foi uma das primeiras a receber e conta agora com 50 kits para os jardins A e B. Cada criança tem direito a oito livros coloridos. Quatro serão trabalhados no primeiro semestre e os demais, no segundo. As famílias e professores também ganharão livros, porém diferentes. Os docentes desenvolverão as aulas a partir da poesia, canção e narrativa. “Temos projetos como a hora do conto, a releitura de obras e, no ano passado, trabalhamos com os livros do Monteiro Lobato. Também recebemos aqui na escola a escritora de livros infantis Silvia Caminha, autora de Maria Molhada e outras histórias”, conta a coordenadora pedagógica Débora Dorneles Uchaski. 

Basta caminhar pelo corredor principal da escola para perceber que os livros ocupam um lugar de destaque. Circundando o corredor, há dezenas de obras infantis à disposição das crianças. Os mestres da pintura Van Gogh, Rubens e David dividem espaço com A árvore generosa, de Shel Silverstein, um dos maiores clássicos da literatura infantil. “As crianças daqui adoram ler. Trabalhamos com o Projeto Baú de Histórias no ano passado. Foi algo enriquecedor para todos. Quando os pequenos viram os baús cheios de livros, os olhos começaram a brilhar”, lembra Débora.

A iniciativa da Smed com a Escola da Inteligência conta com 1,5 mil kits para serem distribuídos. A previsão é de que todas as instituições de ensino envolvidas recebam os livros até o dia 21. A partir de março, uma consultora do projeto visitará essas escolas para prestar assessoria sobre como o material pode ser explorado dentro da sala de aula. Haverá uma palestra em cada uma para explicar às famílias como funciona a proposta.

A Ecei Esperança Cordeiro atende 83 crianças e conta com oito educadores. 

Texto: André Malinoski

Edição: Taís Dimer Dihl

Matéria original em: https://prefeitura.poa.br/smed/noticias/escolas-comunitarias-recebem-kits-de-livros-infantis

1 thought on “Escolas comunitárias recebem kits de livros infantis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande-nos um Whats