terça-feira, abril 07, 2020
MILLENA ARAÚJO, CEO DA INTELIGÊNCIA EDUCACIONAL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Métodos da ‘Inteligência Educacional’ conquistam 14 cidades do Sul do País

Inteligência Educacional

Yuri Lopes

Goiânia
 – Destaque na 3ª edição do Seminário de Educação da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), realizada em Blumenau entre os dias 22 e 24 de outubro, a empresa goiana Inteligência Educacional tem conquistado prefeituras do Sul do País. São 14 municípios da região que já adotaram métodos desenvolvidos pela empresa goiana. ‘Escola da Inteligência – Habilidades Socioemocionais’ e o projeto ‘Gênio Matemática Inteligente’ são alguns dos destaques.

Além do governo do Rio Grande do Sul, cidades da região também foram conquistadas pela forma de trabalho da Inteligência Educacional: Caçador (SC), Chapecó (SC), Gaspar (SC), Herval D’Oeste (SC), Itajaí (SC), Itapema (SC), Pomerode (SC), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Porto União (SC), Riqueza (SC), Santa Clara do Sul (RS), São José (SC) e Viamão (RS).
 Em entrevista ao jornal A Redação, a diretora e CEO da empresa, Millena Araújo, explica que a Inteligência Educacional já trabalha com material que engloba as questões socioemocionais nas disciplinas há muito tempo e conta que este tema pode ser abordado em qualquer matéria. “Este método funciona de forma multidisciplinar. Trabalhamos para que o aluno não ache que a matemática é um bicho de sete cabeça, mas que é uma disciplina que usaremos para o resto da vida. O ensino da matemática tem como ser lúdico, divertido, com um aprendizado agradável e que a base seja estabelecida para o resto da vida. Acreditamos que a matemática não pode ser vista como um castigo, mas uma matéria gostosa, como outras matérias”, conta ela.

Com atuação na área de planejamento de gestão do ensino, a Inteligência Educacional tem projetos implantados em nove estados: Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí e Pará. Millena disse que o foco da empresa que dirige é desenvolver o cognitivo e não cognitivo, respeitando a base comum curricular, com o único material no Brasil que trabalha matemática e ansiedade. “Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu as habilidades socioemocionais em 2018, várias editoras começaram a produzir material que inclui este diferencial, mas já trabalhamos com este viés há muitos anos e por isso temos muita experiência nesta área”, declara.  O material Gênios Matemática Inteligente também foi apresentado em Curitiba, na Undime Paraná, evento que foi realizado nos dias 24 e 25 de setembro. Questionada sobre a importância da adoção do método lançado no Sul pela Inteligência Educacional, Millena respondeu que adotar as questões socioemocionais é o caminho do futuro. “Nós falamos muito em conhecimento, mas muitas vezes esquecemos do ser humano, e quando esquecemos do ser humano esquecemos de trabalhar respeito ao outro, o trabalho em equipe, a resiliência. Quando você permite que a escola trabalhe e desenvolva material com este foco permite que os jovens estejam mais preparados para discutirem os assuntos tão caros na nossa sociedade”, explicou ela. Entre os temas que são abordados pelo material da Inteligência Educacional está a prevenção do bullying. “Nosso foco é mostrar as consequências que a prática do bullying tem no outro e tentar fazer com que se coloque no lugar. Ao mesmo tempo fazer com que a vítima não seja apenas vítima, que compreenda e entenda que nem todas as brincadeiras não são ofensivas. Em suma, preparar as emoções”, disse. Outro exemplo citado por Millena e que é mencionado no material é quando o jovem tem dificuldade de compreender a própria imagem por não se encaixar nos padrões estabelecidos. Nestes casos, segundo ela, o objetivo é desenvolver a autoestima. “Temos como proposta desenvolver este material para permitir que estas questões sejam trabalhadas de forma lúdica e integrada com a nossa realidade atual”.  A rodada de eventos no Sul contou ainda com participação da Inteligência Educacional em Porto Alegre, onde a empresa lançou o Projeto Escola da Inteligência, no dia 30 de outubro. No mesmo dia, a empresa marcou presença no Mérito Educacional de Itajaí (SC), onde a Inteligência Educacional atua desde 2017, com projeto que envolve educadores, família e alunos, em torno de trabalhos que priorizam as habilidades socioemocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *