Carolina Pessoni
Goiânia – A instituição Inteligência Educacional lançou uma série de cursos de ensino a distância (EAD) voltados para educadores. Os treinamentos, de curta duração, são gratuitos e foram desenvolvidos para apoiar os educadores e profissionais neste momento de pandemia, em que a forma de se fazer ensino foi modificada.
Inicialmente foram disponibilizados cinco cursos: Inteligência Emocional na Constituição do Ser; Professor EAD ou On-line?; Aprendizagem Ativa: Métodos e Conceitos na Cultura Digital; Webcasting – Produção de Conteúdo para Aulas Digitais; e Consciência Fonológica como Aliada na Alfabetização. Outros conteúdos estão sendo desenvolvidos e devem ser lançados até o fim do ano.
A CEO da Inteligência Educacional, Millena Araújo, afirma que os treinamentos têm objetivo de ser um apoio real, como uma ação de responsabilidade social da instituição. “A pandemia nos fez acordar para necessidades de interações on-line, com um formato que proporcionasse ao professor e aos alunos aulas e ferramentas em prol da educação. Atualmente nós atuamos em todas as regiões do país e conseguimos proporcionar um suporte importante para os professores que aplicam os nossos materiais e projetos. Mas queríamos pensar naqueles que não têm esse acesso, e pensamos: ‘porquê não?'”, diz.
Millena explica que os temas selecionados foram pensados a partir de respostas de professores de dez estados sobre assuntos que estavam sendo abordados pela instituição e qual a importância deles para suas vidas, especialmente neste momento. “Quando a pandemia se instalou na educação, buscamos conhecer os reais desafios dos educadores e propor soluções e apoio concretos”, reforça.
A princípio, a instituição pensou nos alunos, nas dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes para se adaptarem às aulas on-line. Entretanto, os professores também têm seus conflitos e é preciso que o profissional se sinta valorizado para que os alunos tenham um ensino de qualidade. “Um professor valorizado e com conteúdo é um grande investimento na educação para os alunos”, destaca Millena.
Para ela, abordar assuntos desde a própria inteligência emocional do professor, até como melhorar as aulas digitais, são contribuições agregadoras. “O principal auxílio foi trazer para o educador assuntos que estão fazendo parte da sua prática e do seu dia-a-dia em um formato leve, mas com muita relevância de conteúdo e praticidade”, diz.
A psicóloga e diretora de Ensino e Produção da Inteligência Educacional, Aline Souza, diz que com o avanço cada vez maior do mundo virtual e a adesão das ferramentas digitais para o estudo, a Inteligência Educacional já se preparava para lançar os cursos EAD. “Mas com as escolas fechadas e com as incertezas quanto ao retorno das aulas presenciais, os professores buscavam apoio e auxílio para se capacitar estando dentro de casa. Por este motivo antecipamos o lançamento, pois esse é um dos legados da Inteligência Educacional, apoiar professores e gestores na busca por uma educação inovadora e qualidade”, destaca.
As incertezas quanto ao retorno das aulas anteciparam o lançamento dos cursos EAD da Inteligência Educacional, diz a diretora de Ensino e Produção da instituição, Aline Souza
Para Aline, as aulas remotas colocaram os educadores diante de inúmeras dificuldades, mas principalmente diante da possibilidade de pensar em novas formas de aprender. “O EAD é uma modalidade de ensino que ganhou força, principalmente para capacitação de profissionais. Esse é o objetivo dos nossos cursos, qualificar, capacitar e oferecer estratégias necessárias para aula remota ou presencial. Assim, o professor pode transformar e implementar práticas educativas que impactam na comunidade escolar, tudo isso sem quer precise sair de casa, escolhendo o melhor horário e com autonomia nos estudos”, diz.
Tecnologia como aliada
Um dos especialistas que ministrarão os cursos, o professor Daniel Vieira (foto ao lado) afirma que há muito já se fala no uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, o que há 5 ou 10 anos era uma novidade, uma perspectiva, agora passou a ser uma realidade.
“A gente percebe que isso não vai desaparecer. No pós-pandemia nós vamos voltar com as atividades presenciais, porém de forma híbrida. Eu acho que cada vez mais a educação vai utilizar dessas tecnologias para otimizar esse processo. É algo que veio para ficar”, avalia o professor.
Instrutor do curso Webcasting – Produção de Conteúdo para Aulas Digitais, Daniel afirma que o objetivo é apresentar um suporte prático e metodológico aos professores, ampliando as perspectivas não só para o uso de ferramentas. “Queremos estender a visão de como se comportar diante das câmeras, transformar esse momento em algo prazeroso, que seja uma aula engajada, boa para o aluno e também para o professor”, afirma.
O professor destaca ainda que muitas vezes somente é considerado apenas o ponto de vista dos alunos, excluindo a perspectiva do professor. “Mas ele tem que preparar, ajustar e executar essa aula on-line. Então esse momento tem que ser bom para os dois, porque isso que é o sucesso da aprendizagem, quando há essa sintonia”, ressalta Daniel.
Para o professor, além das questões tecnológicas e ferramentais, como computador, câmera, microfone e internet, o professor tem que acreditar nesse processo. “Esse é o primeiro passo, porque se ele já começa com o olhar de que é difícil, complicado e que pode não trazer bons resultados, com certeza não será satisfatório. E se tem alguém que é capaz de criar em qualquer situação, é o professor. Ele é que é o grande herói de todo esse processo de educação. Ele que transforma a realidade num momento prazeroso, efetivo de aprendizagem”, encerra.
Acesso ao curso
A CEO da Inteligência Educacional ressalta que esta é uma contribuição da instituição para a sociedade. “Nos colocamos no lugar do outro e estamos disponibilizando os cursos para todas as pessoas que quiserem absorver um pouco mais de conhecimento”, diz Millena.
Webcasting é um dos cursos disponibilizados pela Inteligência Educacional (Foto: Divulgação)
Para ter acesso ao curso, basta acessar o endereço inteligenciaedu.com.br e clicar no link “Cursos EAD”. Os cursos estão disponibilizados na plataforma da Inteligência Educacional, onde os educadores também podem fazer o download dos e-books. A certificação também será realizada on-line, ao final do curso.
Em caso de dúvidas ou mais informações, o profissional pode entrar em contato através do e-mail ead@inteligenciaedu.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99121-1746.
Matéria original em: https://aredacao.com.br/noticias/140453/inteligencia-educacional-lanca-cursos-ead-gratuitos-para-educadores