Olá, eu sou uma fruta!

Vou te dar dicas, você consegue adivinhar quem eu sou?

       A aquisição de uma segunda língua logo na fase da infância é comprovadamente benéfica para o desenvolvimento intelectual, cultural, social e até mesmo pessoal das crianças. Isso sem contar que nesta fase, devido à plasticidade cerebral, as crianças apresentam uma facilidade muito grande de aprendizagem e internalização de estruturas e vocabulários de outras línguas. Por isso, este é o momento propício para dar início ao processo de aquisição de uma segunda língua, e, se esse processo for leve e divertido, como em uma brincadeira, melhor ainda, não é mesmo?

Reproduzir vídeo

       É exatamente essa a proposta da Coleção Bilíngue Who am I?, de autoria de Ariana Lobo, produzida pela Editora Inteligência Educacional. A partir de frases curtas, de estrutura simples, que apresentam vocabulários básicos (como cores e adjetivos), a criança é convidada, desde a primeira página, a entrar em um divertido jogo de adivinhação. Quem faz esse convite é uma fruta, que vai dando dicas sobre quem é, de modo que a criança possa, ela mesma, adivinhar sua identidade. Para tornar a leitura ainda mais envolvente e mais próxima de um jogo, todos os livros apresentam a mesma estrutura, modificando apenas a personagem principal de cada um.

A surpresa das frutas

        Mas a surpresa maior de cada livro vem no momento de revelação da identidade das frutas, pois elas não se revelam apenas como frutas, elas também se revelam como uma personalidade, sendo ela das artes, da história ou das ciências, que a criança vai poder conhecer mais a partir da mediação de um adulto.

        Assim, quando, por exemplo, o abacate se apresenta ao final de seu livro, ele não se mostra apenas como abacate, mas também como o pintor espanhol Salvador Dalí. E a maçã não se revela apenas como maçã, mas também como o físico alemão Albert Einstein. Isso dá à coleção um forte caráter interdisciplinar, além de torná-la muito mais engraçada, divertida e surpreendente.

Who Am I?

Quem eu sou?

A Coleção

A Coleção possui 8 livros, e é dividida em 2 boxes:
Frutas artísticas e Frutas históricas.

Box Artístico

Box Histórico

        O box intitulado Frutas artísticas, composto por 4 livros indicados para o Ensino Infantil, apresenta personalidades das artes (pintura) e da música, que podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, tendo em vista que a BNCC indica para essa faixa etária a musicalização e atividades que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora fina, como desenhos e pinturas.

        Já o box intitulado Frutas históricas, também composto por 4 livros, é indicado para os primeiros anos do Ensino Fundamental 1, já que traz personalidades históricas de maior complexidade, relacionadas a períodos históricos, teorias revolucionárias ou invenções específicas, como o físico alemão Albert Einstein e Santos Dumont, inventor brasileiro.

A coleção é destinada a crianças da Educação Infantil, do 1º ao 3º ano.

Ao final de cada livro há um cenário diferente que a criança pode desenhar e colorir. E esses cenários são ricos em detalhes, onde cada fruta tem sua própria personalidade.

Objetivos da Coleção

Contribuir para a criação de um hábito de leitura

Introduzir vocabulário e estruturas da língua inglesa

Enriquecer o repertório sociocultural do leitor

Estimular a aquisição da língua inglesa como segunda língua

Divertir e entreter

Quem faz a Coleção

Ariana Lobo

A autora

Mestre em literatura pela Universidade Federal de Goiás e especialista em ensino de literatura, Ariana Lobo é escritora, editora de livros, professora e jornalista.

The Karynne

A ilustradora

Artista multidisciplinar, The Karynne é publicitária, designer, ilustradora, e palestrante. A ilustração é o foco do seu trabalho, cuja marca registrada é a riqueza de cores.

Mande-nos um Whats