Uma avaliação aplicada junto aos alunos e professores da rede municipal de ensino de Lagoa Santa – MG apontou melhoria em mais de 90% em todos os aspectos comportamentais e de aprendizado dos estudantes após a implantação do Programa Escola da Inteligência, há um ano.
Em 2014, o Programa, que tem metodologia fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal do Dr. Augusto Cury, que objetiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, foi implantado pela empresa Inteligência Educacional nas 21 escolas municipais, beneficiando mais de 7,3 mil alunos.
A pesquisa aplicada aos 135 professores das 21 escolas, aponta os seguintes resultados:
- 95,6% afirmam que o Programa EI contribuiu no trabalho junto ao aluno;
- 92,6% admitem que houve melhorias no desenvolvimento intrapessoal dos alunos, como autoestima, insegurança, etc;
- 92,5% observam melhora no vocabulário, escrita e leitura dos seus alunos;
- 91,3% ressaltam aumento do interesse dos alunos nas disciplinas regulares;
- 92,6% observam melhorias no nível de ansiedade dos seus alunos;
- 92,7% observam melhorias no relacionamento entre os alunos;
- 90,2% dos participantes relatam diminuição significativa no nível de violência entre os alunos;
- 100% relatam que o Programa Escola da Inteligência contribuiu para sua vida profissional e pessoal.
Na pesquisa aplicada junto aos 434 estudantes que participaram do Programa, os resultados foram:
- 100% consideram importante participar do Programa Escola da Inteligência;
- 97% avaliam que o Programa contribui para vida pessoal e desempenho escolar;
- 99% afirmam ser importante a continuidade do Programa Escola da Inteligência no município.
O Programa Escola da Inteligência é aprovado e muito bem avaliado por pais, professores e alunos. Todos consideram que a EI traz contribuições significativas para o dia-a-dia escolar e no comportamento e relacionamento dos alunos.
A professora Letícia de Oliveira Silva, da Escola Municipal Lívio Mucio Conrado Silva, diz que as aulas da Escola da Inteligência “têm contribuído na autoestima dos alunos, amadurecimento dos pensamentos, responsabilidades com seus deveres, o amor e respeito ao próximo.”
C. J., mãe de aluno da Escola Municipal Doutor Lund, conta que, depois que começou a frequentar as aulas de educação emocional, seu filho tem se mostrado mais comunicativo e confiante. “Ele aprendeu a se controlar em situações que não o agradam e a questionar, dando opiniões de como gostaria que as coisas funcionassem em casa. Passou, também, a cobrar mais nossa participação como pais.”
K., de 11 anos, aluna da Escola Municipal Cel. Pedro Vieira de Freitas, diz que, antes das aulas de educação emocional, tinha problemas por causa da sua timidez. “Eu não tinha muitos amigos e, sinceramente, me considerava pior do que as outras pessoas… não achava nada de belo em mim e por isso eu me excluía, preferia ficar no meu canto sem contato com ninguém. Mas agora não, eu faço parte da Escola da Inteligência!”, comemora.
Matéria original em: http://escoladainteligencia.com.br/alunos-de-lagoa-santa-apresentam-90-de-melhorias-em-seus-comportamentos-e-aprendizado/