sábado, setembro 26, 2020

A importância de cuidar de quem cuida

Inteligência Educacional

Você já parou para pensar que já estamos há mais de 150 dias em distanciamento social? É muita coisa, não é mesmo?

O ano de 2020 começou com muitas expectativas e todos estavam ansiosos por ele. Infelizmente podemos dizer que o ano de 2020 nos “pregou uma peça” e muitos dos nossos sonhos, metas e objetivos pessoais e profissionais foram adiados. Mas, mesmo assim, o que estamos aprendendo com toda essa situação? 

Durante todo esse tempo, o que você tem feito para cuidar de você? Será que realmente é possível enfrentar uma pandemia de forma equilibrada e saudável?

Sabemos que não tem sido fácil para ninguém, mas a diferença está na forma do olhar de cada um e como encaramos a situação e principalmente, como estamos cuidando de nós mesmos. Nesse sentido, você já parou para cuidar de si mesmo hoje?

Lembrando que o autocuidado é muito além de apenas cuidar de si mesmo, é se educar e fazer escolhas que contribuam para o seu bem estar emocional, físico, intelectual, espiritual e social a longo prazo e não apenas em um único momento. 

O nosso lar que era um lugar de descanso passou a ocupar também outros espaços: a própria escola dos filhos, o nosso próprio trabalho e todos os momentos que estamos vivendo, quase que 24 horas por dia. Tudo isso desencadeou muito estresse e ansiedade, além da necessidade de nos reorganizar e principalmente, nos olhar com mais carinho e atenção para não “enlouquecer” diante de tantos desafios apresentados.  ,

E, vocês, professores, que sempre cuidam tanto dos nossos alunos, estão cuidando de vocês agora?  Diante desse caos, tem colocado em prática o autocuidado? Primeiramente, só você pode tomar essa decisão e colocá-la em prática. Então, não deixe  para amanhã, comece hoje. Assim como todos os seus compromissos, torne esse momento de autocuidado também algo importante e reserve um momento específico no seu dia a dia. 

Outro aspecto importante é começar aos poucos, com passos pequenos, nada de querer fazer mudanças bruscas na sua rotina. Por exemplo, não é necessário horas do seu dia, às vezes, apenas alguns minutos já são significativos. Lembre-se também que autocuidado não tem nenhuma relação com egoísmo, na verdade, você está dedicando o seu tempo a si mesmo, pensando também em estar bem para o outro. Precisamos pensar em todos os aspectos da nossa saúde integral, ou seja, no emocional, físico, intelectual, espiritual e social. 

Neste momento, o nosso emocional está precisando de uma atenção mais que especial. Nossas emoções estão diariamente numa “montanha russa” e nem sempre é fácil acompanhar. Então, vamos com algumas dicas para cuidar do nosso emocional. É necessário identificar, nomear e cuidar das nossas emoções. Não julgar, chorar, quando necessário, ser honesto com nossos sentimentos e tirar um tempo para refletir e contemplar o belo. Buscar novas formas de expressão como: dança, pintura, artesanato, entre outros. Sempre que necessário, buscar ajuda. 

No aspecto físico, mesmo em casa, é possível pôr em prática, não tem desculpa não. Então, pratique exercícios, procure aquele que seja atrativo para você, cuide da sua alimentação e faça seu momento de spa em casa mesmo. Organize suas coisas (guarda-roupa, armários), cuide do seu sono.

O intelectual também merece atenção e temos várias opções nesse momento. Temos vários cursos online e e-books disponíveis gratuitamente. Live e podcast também são boas opções. Sem contar uma boa conversa. Não esqueça que precisa ser virtualmente, não é mesmo? Um bom exemplo é fazer uma pequena leitura antes de dormir. 

Já o lado espiritual é outro aspecto importante. Aqui não estamos falando de religião e sim de um estado de paz e uma fonte de fé. E, para desenvolver o espiritual, podemos realizar algum tipo de meditação e momentos de reflexão e contemplação da natureza. Outra opção, é realizar o pote ou o livro da gratidão. De alguma forma e dentro das suas possibilidades, tente ajudar ao próximo. 

E, para finalizar, vamos falar sobre o social. Sabemos que nossa vida social está muito limitada com a pandemia, mas também é possível buscar possibilidades aqui. Faça lives com amigos e familiares. Ligue para pessoas queridas. Assista a um bom filme ou série sozinho ou acompanhado. Curta momento com seus familiares. Faça um acampamento, um piquenique em casa. Divirta-se e ria bastante, afinal, esses são sempre os melhores remédios. 

Professor, sabemos de todo o seu comprometimento, dedicação e superação nesse momento de profundas transformações da nossa educação. Você está fazendo a diferença na vida dos nossos alunos. E, por isso, pensamos tanto em você e esperamos que você esteja bem. Então, cuide-se! E fique bem para continuar cuidando e transformando vidas!

Dica: Como fazer o Pote da Gratidão 

Reserve um pote vazio e com tampa. Deixe sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado do seu pote e todos os dias escreva um agradecimento e o deposite no jarro. Esses papéis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas.

1 pensou em "A importância de cuidar de quem cuida"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *