quarta-feira, outubro 14, 2020

“Da Minha Casa, Para Sua Casa” Rosane Gris

Inteligência Educacional

Ressignificar é atribuir um novo sentido a acontecimentos por meio da

mudança da nossa visão de mundo. Se o mundo inteiro mudou diante desse cenário inédito, ressignificar a escola envolve entrelaçar também os espaços da comunidade escolar que receberam por meio das telas um pedaço da sala de aula e vice-versa.

 

Hoje a Campanha da Minha Casa Para Sua Casa, vai conhecer a história  da Rosane Gris, professora da cidade de Palotina. Rosane tem 52 anos, é casada e tem dois filhos. Formada em Pedagogia, Rosane sempre acreditou que a profissão estava dentro dela, desde pequena brincava de ser professora.

 

Rosane começou a trabalhar muito cedo, com 14 anos , exerceu outras profissões antes de se tornar professora como: balconista, atendente de banco e farmácia, mas seu coração sempre pulsou por pedagogia.

Ao casar ela sentiu a necessidade de ter mais tempo com sua família, porque logo vieram os seus filhos e ela queria ter mais tempo com eles “me tornei professora de pintura,  e assim fui levando a vida de uma forma que me fazia sentir-se realizada até que precisamos nos mudar da cidade por motivos de trabalho, então tive uma nova realidade. Essa cidade era próxima a uma faculdade, quando então me surgiu a ideia de fazer Pedagogia por ser aquilo que acreditava ser a melhor escolha “ completa.

 

Durante a faculdade Rosane confessa que o desespero bateu, mas persistência fez ela concluir o curso. E a cada ano de faculdade, mais ela se reconhecia dentro do contexto da profissão.

 

“ O encantamento, a vontade de fazer a diferença começava a ser plantada em meus pensamentos concretizados pelos estágios, então não tive mais dúvidas, nunca estive tão certa do que queria , ser professora”.

Ao olhos de Rosane a pandemia foi  um período de muita insegurança, mas ela se manteve focada, acreditando que conseguiria de alguma forma passar por esta situação, “ o tempo foi passando e graças a Deus  com o apoio da Secretaria de Educação, que ofereceu cursos de aperfeiçoamento, como também o apoio dos colaboradores da Gênios Matemática inteligente, por meio de lives explanando diversos temas, bem como assessoramento pedagógico em tempo integral,  consegui e estou conseguindo conduzir da melhor forma a minha prática, estou tirando muita coisa positiva neste momento” completa.

 

Rosane destaque que não focou no lado negativo da situação, tentou olhar somente para o lado positivo, ela enfatiza exemplos positivos de toda esta mudança: “aproximação de pais/professores , o quanto podemos fazer a diferença até mesmo neste momento, buscar novas formas de ensinar, se conhecer melhor, a valorização da classe,  enfim muito aprendizado. Claro que houve necessidade de ajustes, muita coisa precisou ocupar espaço em minha casa, mas nada que não fosse possível de resolver, me adaptar a esse novo, mas tudo em seu tempo, essa foi a chave para que eu conseguisse atingir os objetivos almejados” destaca.

Mesmo com muitas incertezas, rotinas novas, Rosane sempre trás para às pessoas que estão a sua volta palavras de otimismo, na escola ela se dispõe a ajudar e apoiar às necessidades que aparecem, com palavras e ações.

 

Para os colegas professores  deixo a seguinte mensagem : “que mesmo que tudo pareça difícil, olhe para cima e acredite, você não está só, somos muitos que acreditam em uma educação de qualidade, nós podemos sim plantar uma sementinha e ver nascer uma linda flor, ser professor vai muito além do ensinar conteúdos, ser professor é amar, cativar,  é fazer o olhar da criança brilhar, não desista, acredite que você pode ir muito além, você é capaz, esse momento vai passar e levaremos conosco muito aprendizado”.

 

Rosane Gris

1 pensou em "“Da Minha Casa, Para Sua Casa” Rosane Gris"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *