É tempo de recomeçar

Artigos Para Educação

A epígrafe que abre esse breve texto, pertence a um poema que é muito conhecido na internet. O poema Recomeçar (Ou Faxina da alma) é erroneamente atribuído ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Polêmicas sobre a autoria a parte, o texto em prosa foi publicado por Paulo Roberto em 2002. Já são 19 anos, e os escritos do poema permanecem extremamente atuais. Ele é atemporal.

 “Pois é! Agora é hora de iniciar”, ou melhor de recomeçar. Por isso vou usar os versos desse poema para desejar a todos/as os/as profissionais da educação no Brasil um excelente recomeço. E como precisamos de recomeços não é mesmo? Afinal “Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. ”

Os desafios em 2020 foram vários, e a resiliência é a palavra mais adequada para qualificar as pessoas que atuam na educação brasileira. Parafraseando Euclides da Cunha “os/as profissionais da educação são antes de tudo uns fortes. ” A capacidade de se adaptar aos novos desafios foi fundamental para o sucesso, apesar das inúmeras perdas, do trabalho dos/as docentes em 2020. Jamais se deve pensar que o ano que passou foi um ano perdido. Pelo contrário, o ano foi de muito aprendizado. “Teve tanta gente que você (Pandemia) afastou com seu “período de isolamento”, tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você. ” Pois é tempo de recomeçar.

E vamos recomeçar sim. Com a sabedoria de dar valor as coisas simples. Que tal experimentar um novo corte de cabelo? Ou fazer um curso novo? Já pensou em aprender a pintar, desenhar, ou dominar o computador? A hora é essa, pois é tempo de recomeçar. “Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas nós somos o “Amor. ” E é tempo de recomeçar.

Edergênio Negreiros Vieira é mestre em Educação, Linguagens e Tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande-nos um Whats