Inteligência emocional em Lavras-MG

Prefeitura de Lavras investe em programa que ensina alunos a pensar e a conviver em harmonia. Confira mais sobre a inteligência emocional nas escolas.

Lavras inaugura uma nova fase na educação da rede municipal de ensino. A partir deste ano, inteligência emocional passa a fazer parte do currículo, com uma hora/aula semanal.

Um projeto piloto do Programa Escola da Inteligência começa a ser aplicado a 850 alunos do Ensino Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, beneficiando estudantes, pais e professores.

A iniciativa, já testada e aprovada por mais de 200 mil alunos de instituições de todo o País, tem como resultados principais a elevação do aprendizado escolar, o envolvimento dos pais no cotidiano de seus filhos e o aumento do bem-estar de toda a comunidade.

O Programa Escola da Inteligência foi idealizado pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury e utiliza material didático multidisciplinar com personagens infantis para desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de melhorar a convivência entre alunos, professores e familiares.

O estímulo à inteligência emocional não só auxilia o aprendizado, mas também afasta os jovens das drogas, combate o bullying, melhora a autoconfiança das crianças e adolescentes e aperfeiçoa as relações interpessoais.

Lavras é uma das principais cidades do sul de Minas a adotar o projeto.

“A introdução de habilidades socioemocionais na Educação é a maior inovação em todo o mundo, e Lavras sai na frente”, atesta o prefeito, Silas Pereira.

A secretária de Educação, Amaryllis Maria de Castro, participou da palestra de abertura do ciclo de capacitação de professores, no dia 6 de abril, na E.M. José Serafim.

O evento contou ainda com a participação da Coordenação Pedagógica e Diretora Nacional da empresa Inteligência Educacional – responsável pela aplicação do Programa Escola da Inteligência.

Resultados

Pesquisa realizada em 2013 tendo como base 100 mil alunos e 2.800 professores beneficiados pela Escola da Inteligência constatou que 96% dos alunos apresentaram melhorias em suas habilidades intrapessoais, com elevação da autoestima e redução da ansiedade e da timidez.

Cerca de 92% dos estudantes disseram que conseguiram melhorar seus relacionamentos e 92% dos professores constataram aumento da qualidade de vida nos níveis pessoais e profissionais.

Outra vantagem do Programa é o resgate da família para a rotina escolar.

Os pais participam de palestras e recebem material específico para ser trabalhado em casa com os filhos.

Segundo a pesquisa nacional, a participação da família aumentou em 98% das escolas atendidas.

“Os pais são nossos parceiros na luta diária contra as drogas e a violência nas escolas”, relata a diretora da Inteligência Educacional, Millena Araújo.

O projeto do Augusto Cury tem como objetivo formar pensadores críticos, mas também altruístas e tolerantes, capazes de se colocar no lugar do outro e de lidar com frustrações e ansiedade.

“O programa não se limita à sala de aula e auxilia a formação de cidadãos emocionalmente saudáveis”, explica o também diretor da Inteligência Educacional, Sandro Resende.

Saiba mais sobre a educação das emoções dentro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Matéria original em: https://escoladainteligencia.com.br/inteligencia-emocional-em-lavras-mg/

 

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