sexta-feira, setembro 25, 2020

Um mundo em transformação

Inteligência Educacional

Se tem uma coisa que não muda é que o mundo está sempre em transformação. E Charles Darwin dizia uma coisa muito interessante: quem sobrevive as mudanças não são os mais fortes, mas os que melhores se adaptam às mudanças.

Como seres em transformações, mudar não é uma opção, mas uma imposição da própria natureza, da vida em sociedade, das etapas de vida e do nosso próprio crescimento pessoal. 

O dramaturgo irlandês Bernard Shaw, do século XIX, já fazia essa provocação sobre o processo de transformação pessoal, quando afirmou: “o único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto todos os outros continuam com suas medidas velhas e esperam que eu caiba nelas”

Você sabia que tem um poder incrível dentro de você capaz de mover montanhas, transformar vidas e construir uma geração de crianças e jovens mais felizes, mais saudáveis e mais assertivos? Pois é, o próprio Augusto Cury afirma que “nós educadores somos os únicos que temos o poder de causar uma revolução social. Com uma das mãos nós escrevemos na lousa, com a outra, movemos o mundo”. 

O que chamamos de felicidade e sentido existencial envolve diversos elementos do nosso cotidiano. Desde a maneira como concebemos o mundo até como a forma que nos comportamos. Segundo especialistas de várias áreas do comportamento humano “a sociedade humana nunca sofreu constantes mudanças radicais, em sua história, como as que vem ocorrendo depois o surgimento da tecnologia e da internet. 

Mas qual o efeito dessas mudanças em nós educadores? A resposta é muito simples: toda transformação exterior começa por uma transformação interior. Isso se dá na forma como você se enxerga, a qualidade e a quantidade de seus relacionamentos saudáveis, o desenvolvimento de sua vida profissional, a sua forma de encarar o mundo e a sua projeção de objetivos e valores pessoais. Aqui vale ressaltar o pensamento de Paulo Freire: “A Educação não transforma o mundo. A Educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo”

Através de cursos, workshops, palestras e formações para os professores, vemos o desejo que muitos têm de uma mudança de vida. Muitas pessoas sofrem com o famoso dilema: “preciso mudar minha vida, mas não sei por onde começar.” 

E onde está a dificuldade de começar e realizar essa mudança? O grande poeta português, Fernando Pessoa, disse em um dos seus belos poemas que “navegar é preciso”. Sim, o mundo não para e precisamos seguir remando em direção do que nos faz bem. Mas navegar sem norte e sem um destino de onde se aportar é praticamente naufragar nas águas turvas da vida. Uma das principais razões pelas quais não conseguimos dar os primeiros passos em direção a essa mudança, é porque não sabemos o que devemos mudar. É como o velho ditado: “Se você não sabe para onde vai qualquer lugar serve! ”.

E aqui gostaria de sugerir para você, professor, 05 passos que podem facilitar o início do seu processo de transformação pessoal, a busca da sua excelência profissional e a satisfação com a própria vida, principalmente, neste período de isolamento social. Então, vamos lá?

01) AUTOCONHECIMENTO: Parece clichê falar de autoconhecimento, mas a maioria das pessoas não conseguem identificar e explicar quem elas são: quais são as suas maiores forças propulsoras? quais são os seus sabotadores? o que lhes dão prazer e que tipo de vida querem viver? E sabe por que muitos desistem desse autoconhecimento? Porque ele exige uma revisão de vida, um ressignificar de sua história e o enfrentamento dos seus monstros interiores. Um tempo de silêncio, de escuta ativa, de reflexão e de partilha de vida com os que estão mais perto de você. Aproveite esse momento de isolamento social e conviva de forma mais íntima com você mesmo. 

02) AUTOMOTIVAÇÃO: Quem está buscando uma profunda transformação a palavra de ordem é motivação. É preciso descobrir qual o motivo que te leva a ação da mudança. E quanto mais forte for esse motivo, mais empenhado e dedicado você será. Pense nos benefícios que você quer alcançar ao tomar novas atitudes. Tenha eles bem claro em sua mente, porque serão os alicerces que não deixarão você desistir.

03) AÇÃO: Muitas pessoas acreditam que a mudança de pensamento leva a ação, mas em muitos casos o contrário também é verdade: a mudança de comportamento nos traz uma nova forma de pensar. Ninguém muda sem agir em direção ao que se busca. Isso significa que você terá que se esforçar, sacrificar algumas coisas, sair da zona de conforto e lutar pelo que você almeja. Isso lhe mostrará que você é mais forte, tem mais habilidades e talentos do que imaginava. 

04) TRANSFORME DESAFIOS EM OPORTUNIDADES: Há duas formas de conceber a vida e a mudança que queremos realizar. A primeira é achar que nada dá certo, não nascemos para ser felizes e que o mundo é injusto. A segunda é olhar para os desafios com a certeza de que você pode vencer, você é capaz, você nasceu para dar certo e tudo concorre para o nosso bem quando desejamos nos transformar para melhor. Por isso, saia do vitimismo e assuma o seu protagonismo pessoal. Todos teremos dificuldades e desafios, os que vencem são que o superam e não os que desistem. 

05) INSPIRE-SE E INSPIRE OS OUTROS: Cada um de nós temos o poder de criar a vida que queremos, realizar o sonho que desejamos e ter o entusiasmo e a alegria que buscamos. Isso é um direito nosso de ser humano, pois somo o único animal na face da terra que pode transcender-se a si mesmo e mudar os seus pensamentos e ações. Quando você decide mudar e ser uma pessoa melhor muitos podem não acreditar. Mas depois que você conseguir chegar lá, eles vão querer te imitar. Inspire-se e Inspire pessoas, essa é uma das melhores formas de nos sentirmos realizados. 

Para quem acha que mudar é difícil, não sabe o quanto é sacrificante ficar sem evoluir. Por isso, curta você mesmo, curta a sua família, curta o seu descanso, curta o seu trabalho. Pois o segredo da felicidade está em viver o agora, com toda intensidade, para que sempre tenhamos a capacidade de fazer a nossa vida ser INCRÍVEL, não importando com a situação ou lugar. 

Gazari Luiz, A ciência da felicidade, faro editorial, 2019, 238pg

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/preciso-mudar-minha-vida-transformacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *