quinta-feira, julho 16, 2020

Família e escola para uma educação de sucesso

Escolas Família Inteligência Educacional Inteligência Educacional nas escolas

A sintonia entre a família X escola é de fundamental importância para que haja o desenvolvimento pleno do ser humano, sabendo que a educação passa primeiro pela família e depois pela escola, refletindo mais tarde na sociedade. 

No entanto, cada um deve conduzir o seu papel separadamente, apesar de se buscar a parceria, a ligação entre si. Algumas famílias podem deixar de se envolver por diversos motivos e já  outras vezes a própria escola deixa de desenvolver uma proposta sistematizada que envolva as famílias. Como já falamos, a parceria entre família e escola é um dos principais elementos para uma educação de sucesso. Essa sintonia contribui de forma significativa para alcançar os objetivos em relação a aprendizagem dos estudantes. Estabelecer uma rotina de compromissos escolares e criar espaço para o diálogo entre família, escola e entre as famílias, além das reuniões administrativas, para entrega de notas e etc. Outro ponto a se destacar  é que tanto escola quanto a família deve conhecer seu papel frente a educação das crianças e adolescentes. 

Escola: Seja coerente nos procedimentos e atitudes no seu dia – a – dia. Ter uma  uma proposta curricular voltada para o ensino e aprendizagem por meio das atividades culturais e socioemocionais,  além do cognitivo, que pode fazer toda a diferença. Outra ideia interessante são ás atividades onde às famílias participam interagindo com outras famílias, além das reuniões educativas. Professores se mantendo sempre atualizados por meio dos recursos de formação continuada. Tendo assim, uma educação de qualidade.

Família : Dialogue com às crianças e adolescentes sobre assuntos vivenciados no ambiente escolar estabelecendo uma relação cada vez mais próxima, de respeito e confiança. Estabelecer relações harmoniosas no ambiente familiar é essencial para desenvolvimento das crianças e ainda para resolver situações conflituosas de comportamentos e dificuldades de aprendizagem. 

 Por isso, se faz necessário a escola e a família estarem em sintonia. Na escola percebe-se facilmente quando se  tem o acompanhamento em casa, refletindo no desempenho escolar. Os estudantes parecem mais motivados, aumento do interesse pelas atividades, maior interação e socialização entre as crianças e o resultado é fantástico. Desta forma todos ganham, alunos, família e escola. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *