Mudanças climáticas: o que podemos fazer para combatê-las?

Crise climática, emergência climática, educa

 

O planeta já tem dado sinais de que a menos que tenhamos novos hábitos e mudemos a forma de preservá-lo, iremos precisar encarar os prejuízos e impactos das mudanças climáticas no mundo inteiro. Ainda mais ao considerarmos que as provas são incontestáveis. Estudos indicam que o mundo tem ficado mais quente ano após ano! 

Neste sentido, quais ações podem ajudar na redução dos desastres naturais? O que podemos fazer para evitar drásticas consequências causadas pelas mudanças climáticas? Pensando nesse assunto, a Inteligência Educacional trouxe algumas dicas e reflexões para o blog. Continue acompanhando este conteúdo e faça uma boa leitura! 

Reduzir o desperdício de recursos naturais

Poupar recursos naturais e atuar na preservação deles é uma maneira efetiva de evitar a falta deles, além de garantir que o mundo continue a utilizar esses recursos de modo sustentável. Eles são aqueles elementos disponíveis na natureza que utilizamos para atender e suprir nossas necessidades básicas e impactam diretamente em nossas vidas e produções, ainda no desenvolvimento humano, econômico e social. Podem ser:

– Minerais (rochas, areia);

– Biológicos (animais, vegetais);

– Hídricos (mares e rios);

– Energéticos (luz solar, vento).

Mas, o que pode ser feito? Confira as dicas de práticas a seguir:

 

Plantar mais árvores

O reflorestamento é uma das principais ações para atuar no combate do aquecimento global. Isso porque o plantio de árvores aumenta a absorção do gás carbônico e liberam oxigênio no meio ambiente, melhorando a qualidade do ar.

Fazer o descarte correto do lixo

O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Por isso, atuar na reciclagem já é um bom começo! 

Então, façamos uma reflexão: qual foi a última vez que você descartou o seu lixo de forma correta? Separando o lixo orgânico do reciclável?

É sempre bom lembrar que, devido à reciclagem, uma menor quantidade de resíduos chegará aos aterros e lixões. Logo, terão sua vida útil prolongada, o que é fundamental no caso dos resíduos plásticos. Afinal, esses materiais não se decompõem em pouco tempo. Um bom exemplo disso são as garrafas plásticas, que levam cerca de 450 anos para se decompor. 

Portanto, devemos ter atenção ao descarte do lixo, separando plástico, papel, vidro e metal  para que haja o destino correto, contribuindo então para a redução e contaminação do solo e das águas. 

Utilizar fontes de energia renováveis

Adotar a utilização de fontes de energias renováveis é uma solução viável e vantajosa, pois além de serem praticamente inesgotáveis, apresentam também um impacto ambiental muito baixo e não afetam a composição atmosférica, e nem a temperatura do planeta. Esse é o caso dos painéis solares, que são fontes de energia sustentável e duradoura.

Por isso, fomentar essas soluções na educação é importante!

O ambiente escolar é o cenário perfeito para trabalhar essas soluções na formação das crianças e adolescentes. É possível conscientizar as gerações futuras desde já para que elas contribuam na preservação do planeta e adotem hábitos capazes de transformar o mundo, reduzindo os impactos das mudanças climáticas.

Prepare-se para a nova coleção da IEDU 

A Inteligência Educacional se prepara para lançar um projeto com esse olhar de alertar as pessoas e sobre tudo que está por vir, pois as mudanças climáticas são reais e tendem a se apresentar com mais força com o passar dos anos. Portanto, faz-se necessário agir em prol das mudanças e da conscientização. Para isso, a educação é o maior instrumento e o primeiro passo a ser dado no combate às mudanças no clima. 

A busca por um futuro melhor precisa ser diária, e a Inteligência Educacional se preocupa em oferecer um ensino de qualidade. Portanto, em breve a editora irá lançar um material pioneiro, com temas urgentes para trabalhar a crise climática em sala de aula. Aguardem! 

Saiba mais sobre o trabalho da Inteligência Educacional no desenvolvimento de materiais paradidáticos para enriquecer o aprendizado de diversos estudantes das redes públicas e privadas de ensino de todas as regiões do Brasil. Acesse o nosso site ou entre em contato com o comercial. Fique por dentro das demais ações da Inteligência Educacional em nosso Portal de Notícias. Confira também os nossos conteúdos no Instagram.

 

Posts Relacionados

0
Would love your thoughts, please comment.x
Mande-nos um Whats