Dia 15 de março, dia da Escola.

Artigos Para Educação Inteligência Educacional

Instituídas no Brasil, por volta 1549, por meio de padres jesuítas, as escolas vêm passando ao longo dos anos por grandes transformações. Da implementação do ensino laico, até as chamadas aulas remotas, a escola tem sido o local onde as pessoas se reúnem para a socialização dos saberes.

A escola, na sua gênese, esteve ligada, por incrível que pareça, a ideia de uma grande diversão. Uma verdadeira brincadeira, na acepção pura da palavra. Na Grécia Clássica estudar configurava-se um privilégio apenas para as classes mais abastadas da sociedade. A escola destinava-se somente àqueles que não precisavam trabalhar. No grego, scholé significa lugar do ócio. Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. No Latim, schola designava lazer, descanso ou alguma atividade feita na hora do repouso, como estudar. Do que se fazia nesse período, derivou o local onde as pessoas se divertiam, ou seja, estudavam. Geralmente elas iam lá “apenas” para conversar, daí o porquê do significado da palavra escola, referir-se a lugar onde se conversa, onde se fala. As escolas, pensando no modelo de hoje, com professores e tendo crianças como estudantes, têm origem na Europa do século 12. Entretanto as instituições escolares com divisões disciplinares, como as existentes nos dias atuais, datam dos séculos 19 e 20, ou seja, bem recente.

 Com a pandemia, a maioria das escolas estão fechadas, essa situação evidencia bem o que diz o poema Escola : “Escola é… o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos…Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. ” Feliz dia da Escola.

 Edergênio Negreiros Vieira é professor.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande-nos um Whats